O centro de tratamento hidroterápico da APAE, foi inaugurado no dia 10 de abril de 2010, e está atendendo aproximadamente 180 pacientes portadores de deficiência em atendimentos individuais e em grupo.
O tratamento realizado na água trás dentre alguns benefícios à melhora do equilíbrio, coordenação e postura além da redução da sensibilidade a dor e dos espasmos musculares.
A liberdade e a facilidade dos movimentos tornam a terapia na piscina rica e prazerosa, contribuindo no aspecto psico-social do paciente.
Efeitos terapêuticos da piscina: -Redução da sensibilidade a dor e dos espasmos musculares -Aumento da amplitude de movimento -Reeducação e relaxamento dos músculos paralisados -Aumento da força e treino de resistência -Encorajamento das atividades funcionais -Manutenção e melhora do equilíbrio, coordenação e postura -Melhora da circulação e respiração
A Hidroterapia contribui para a reabilitação física, mental e psico-social de pacientes que apresentam os seguintes quadros patológicos: -Paralisia Cerebral (PC) -Atraso no desenvolvimento neuro-psico-motor (ADMNP) -Síndrome de Down -Acidente vascular cerebral (AVC) -Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) -Doenças Reumáticas -Pós fraturas -Alterações posturais e ortopédicas (escoliose, hérnia de disco, cifose, lombalgia, etc) Entre outras...
Entrar na água é uma experiência única que fornece a todos uma oportunidade de ampliar física, mental e psicologicamente seus conhecimentos e habilidades.