A educação profissional é a abertura de um caminho para a cidadania, pois é pelo trabalho que nós nos experimentamos como seres úteis e integrantes desta sociedade. Diante deste contexto, APAE de Santa Rita do Sapucaí – MG, vem implantando e implementando o Processo de Educação Profissional e Colocação no Trabalho – PECT (trata-se de um programa de educação profissional, que visa oferecer melhor qualidade de vida aos jovens com deficiência, bem como sua inserção no mercado de trabalho).
Desde 1998, a APAE vem se estruturando e reformulando de acordo com seus recursos e a realidade local, buscando sempre a efetivação dos objetivos do PECT (Programa de Educação Profissional e Colocação da Pessoa com Deficiência no Mercado de trabalho). O programa enfoca a importância de trabalhar com a pessoa com deficiência de forma prática contextualizada e em ambientes reais aos conteúdos curriculares, preparando esses alunos para posterior inserção no mercado de trabalho e desenvolvendo competências e habilidades básicas, específicas e de gestão.
A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é o momento que vai finalizar o atendimento da mesma e permitir sua participação na sociedade. Desta forma o programa foi estruturado da seguinte maneira: 1ª. Etapa: Avaliação e preparação para o trabalho 2º. Etapa: Qualificação para o trabalho 3º. Etapa: Inserção no mercado de trabalho
OBJETIVO GERAL
Contribuir para a formação efetiva do educando como cidadão crítico e dotado de habilidades e aptidões, desenvolvendo através de um olhar bio-psico-social, visando sobre tudo a sua qualidade de vida e possível inserção no mercado de trabalho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Planejar a implantação do programa, bem como sua execução; - Proporcionar ao aprendiz o acesso ao conhecimento teórico-prático; - Desenvolver habilidades e potencialidades latentes; - Qualificar o aprendiz através de cursos, parcerias e experiências vivenciais; - Resignificar o cotidiano dentro de sua realidade; - Promover a inclusão do aprendiz no mundo do trabalho; - Orientar as famílias; - Qualificar, orientar e capacitar os profissionais envolvidos; - Adaptar os recursos instrucionais (materiais pedagógicos, equipamentos e currículos); - Adequar os recursos físicos (eliminação de barreiras arquitetônicas, ambientais e de comunicação); - Oferecer auxílio às empresas do município.