Devido à dificuldade de alguns alunos em relação à apredizagem em matemática, criou-se a sala de recursos em matemática. Este setor, tem o objetivo de dar oportunidade a estes alunos de operar de forma inteligente, através de jogos com material concreto e lúdico, dentro de seu estágio de pensamento. Na construção de sua inteligência, a criança passa por estágios de pensamento que vão do período sensório motor, até o operatório formal ou abstrato.
Sabe-se que, os 'conceitos de número, classe e série, não são aprendidos e sim construídos no estágio operatório concreto'. Estes conceitos vão dar à criança, condições de aprender os conteúdos escolares. Se a criança ainda não entrou neste estágio operatório, terá muita dificuldade na compreensão dos conteúdos e específicamente na matemática.
Sua aprendizagem será mecânica, baseada na memorização sem possibilidade de fazer generalizações. Por isso, as atividades do setor são elaboradas e propostas, respeitando o nível de desenvolvimento que é diagnosticado através de observação de testes realizados com os alunos. Verificando o perfil de desenvolvimento do aluno, seleciona-se atividades que proporcionarão o desenvolvimento de suas estruturas mentais, ajudando a elevar sua auto-estima, tornando-o capaz de construir seu próprio conhecimento e promovendo sua aprendizagem.